3292 produtos encontrados.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Ordenar por:
3292 produtos encontrados.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Ordenar por:

Quando se pensa em sistemas hidráulicos, a bomba dágua é considerada um dos itens mais importantes para a obtenção de um bom desempenho. Ela é responsável por sugar a água parada em reservatórios, cisternas e poços, levando-a até o seu destino de maneira rápida, o que é fundamental para o abastecimento doméstico, rural e industrial.

Quando a bomba é ligada a uma cisterna ou rio, ela retira a água disponível para o destino escolhido. Já no caso de poços artesianos, o equipamento deve retirar a água que está infiltrada nas rochas porosas e levá-la para a superfície. Por isso, a sua força e capacidade de sucção deve ser maior.


Da mesma forma, outras situações e terrenos têm características específicas, o que exige a consideração de todos os fatores envolvidos – pressão, distância e vazão – para que a escolha seja feita de maneira consciente, garantindo que a bomba e seu sistema hidráulico tenham o desempenho esperado.

Modelos de bombas dágua


Os modelos de bomba dágua variam bastante conforme as suas funções e características de funcionamento. A marca também é importante, já que determina a qualidade e o suporte necessário, sendo que a bomba Ferrari é considerada uma das melhores do mercado. A bomba submersa, ou Bomba Sapo por exemplo, é ideal para fazer drenagem, esgotamento e transferência de água em locais como reservatórios, caixas, cisternas, entre outros. Ela possui um sensor que a liga e desliga quando necessário e faz o processo completo de sucção, eliminando toda a água do reservatório.

Já a bomba periférica é mais indicada para sistemas que precisam de maior pressão, retirando água isenta de sólidos de cisternas, poços, rios e reservatórios. A bomba centrífuga tem as mesmas funções, mas é mais recomendada para sistemas que necessitam de grande vazão de água. Se a profundidade for de 15 a 20 metros, a bomba injetora pode ser uma das opções com melhor rendimento. A bomba pressurizadora, por sua vez, é indicada para promover e manter a pressurização de casas, apartamentos, sistemas de ar condicionado e aquecimento central, entre outros.

Bomba auto-aspirante

As condições ambientais da fonte de água e do local que será abastecido são muito importantes para a escolha da bomba de sucção adequada. No caso dos ambientes de baixa pressão, a escolha é ainda mais delicada, pois a bomba deve ter mais força de retirada de água, pois é ela que fará praticamente todo o impulso necessário para a sucção. Além disso, a baixa pressão favorece a entrada de ar no encanamento, que pode prejudicar o fluxo de água e até mesmo interrompê-lo.

Por isso, a bomba auto aspirante é uma das opções mais indicadas nessas situações. Ela possui difusor embutido, que eliminada as entradas de ar na bomba, e um parafuso de sucção, que retira o ar que eventualmente pode entrar na tubulação. Ela também é resistente para a baixa pressão, sendo usada também em pequenas irrigações e regiões litorâneas.

A resistência desse tipo de bomba é outro diferencial, pois ela conta com protetores térmicos para evitar o aquecimento excessivo e tem o motor envolto em uma carcaça de alumínio e bomba em ferro fundido. Com isso, a durabilidade e a vida útil aumentam.
?